viernes, 15 de mayo de 2009

Chef ou cozinheiro?


Nos tempos de hoje temos uma alta valorização, disputa de egos e arrogância nesta profissao. Isso ocorre mais precisamente devido a "glamourização" da carreira e pela gastronomia estar no seu auge. Ser chef virou moda, e todos querem fazer parte dela. Infelizmente, junto dessa moda, as escolas de cozinha formam cozinheiros que não dão o título de chef de cozinha. Estas, muitas vezes, não colocam o aluno com os pés no chão. Isso porque as aulas acabam sendo muito diferentes do que a profissão é na realidade. Não se aprende o quanto um cozinheiro deve ralar ou como ele pode em algumas situações se queimar ou se virar, acaba tudo numa mera brincadeira, uma Disney.


Estamos na era do conhecimento e este ainda não é valorizado como deveria dentro das panelas. No mercado, ainda encontramos pessoas sem estudos e encaramos muitos preconceito. Uma vez me perguntaram, "Pra que que tu estuda mesmo se eu não precisei disso e estou no mesmo lugar?".


Mas o que torna alguém cozinheiro? E um chef? Nao é apenas uma formação… Você pode aprender muito bem a cozinhar em casa mas realmente voce sabe cozinhar em equipe?


Saindo da escola de cozinha, aparentemente somos iguais (fiz a mesma escola que você e portanto tenho o “mesmo conhecimento” que você, fui nas mesmas aulas, tive as mesmas coisas e a mesma vivência. O ser humano não é um robo para ser produzido em serie, e cada caso será um caso. Joãozino leu mais, e consequentemente vai saber mais da parte da leitura e ter a base que ele conseguiu absorver, Fulaninho se leu menos, mas tem dons de criatividade, vai ser muito criativo mas não vai entender bulhufas do que Joãozino sabe.


E afinal, o que é ser um chef? Se formar em uma escola onde o aprendizado "torna-se horizontal" e todo o ser se acha igual? Impor uma hierarquia? Se inserir no mercado? Ganhar experiência? Apenas mais um posto de trabalho?


Tem data para virar chef? Olha, se voce for relapso e não gostar de se esforçar, sinto muitooo, desiste e “vira consultor” já que é outra moda de quem acaba não gostando da dura realidade da cozinha (que no meu ponto de vista é errado pois para tornar-se consultor há uma necessidade de conhecimento extrema).


Imagine-se uma esponja, exatamente. Uma esponja. Nela, você absorve tudo ao redor, tem esponjas que vão absorver mais, outras menos. Tem algumas que gostam mais de certas substâncias do que outras. Exemplo disso? Tem gente que vai ter mais facilidade em ler, montar um prato, ser delicado, elegante, aprender, ou até mesmo a compreender o mundo da gastronomia e colocar em pratica, já outras outras, vão empacar e isso pode levar o dobro de tempo para acontecer. Chef é feito que nem faca? Com pancada água quente e muito suor? Se quereres chegar de um modo mais facil até lá, talvez, mas digo, nem todo mundo aprende com pancada. Portanto, não existe tempo estipulado e nem receita para ser bom e virar chef. Existe que você deve ter o domínio da técnica e conhecimento para então, se destacar. No momento que você sabe aquilo que faz, só existem admiração e alguns invejosos. Um cozinheiro completo e polivalente, com vontade de continuar sempre a aprender.


1 comentario: