sábado, 16 de mayo de 2009

Cocina Creativa


Devo adimitir. Cheguei na Espanha e me senti uma formiguinha.
Ano passado, quando fui com os meus amigos para o MESA TENDÊNCIAS, que acontece em São Paulo, me encantei com a gastronomia tecnoemocional, e mais, com a Espanha em si. Já havia decidido viajar pra cá antes disso, mas o fato é que o forum me incentivou mais ainda. A minha expectativa era uma, penso hoje que ela era NADA perto do que estou vendo por aqui.
Com o começo do meu curso na Espai Sucre (que te faz pensar muito, por sinal), comecei a rever meus conceitos em relação a este tipo de cozinha. Cerca de um mês depois que cheguei, saiu a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, e dos 5 primeiros, 3 deles eram espanhois. Foi reportagem pra tudo que é lado, videozinhos do El Bulli, e eu, sempre atenta.
Unindo tudo isso e fazendo um belooo de um milk shake com uma calda daquelas bem gostosas, estas são as minhas conclusões:
O respeito pelo alimento é FUNDAMENTAL, junto ao conhecimento da materia prima, como suas características (aromas, texturas, sabores), até suas combinações culturais já existentes.A combinação de sabores não será feita por escolhas aleatórias. Existe todo um fundamento, e acredite, cozinha criativa não é A+B=C. Existe muito estudo e conhecimento por trás disso, não é por geração espontânea.
A tecnologia só vem para ajudar em métodos e técnicas, e isso tem que se correr atrás. O Brasil tem muito o que aprender ainda. Com ela, podemos ter uma precisão maior em relação aos sabores originais dos alimentos e resultados finais de uma receita. Mas cuidado, tudo em exagero e sem conhecimento é perigoso. O que vejo muito hoje em dia é a utilização das técnicas sem as pessoas saberem o que realmente estão fazendo, ou seja, a tecnologia não é apenas uma forma de mudar texturas e "brincar com os alimentos", ou até mesmo para deixar um prato bonito e colorido. É ignorância resumir uma cozinha criativa a isto. Quando utilizamos esta, o motivo principal é de elevar este ingrediente ao seu nível máximo de sabor e qualidade (sem perder suas características essenciais, obviamente). A escolha da técnica estará vinculada ao conhecimento da materia prima, já que, ao potencializarmos algo, devemos conhecer suas características. A criatividade do prato, beleza e interpretaçoes desses, serão meramente consequências. Por isso, a qualidade dos ingredientes escolhidos muitas vezes é muito mais importante do que a criatividade em si.
Com o "Boom Ferran Adriá" e as informações muitas vezes distorcidas, há o perigo de que estes "avanços tecnológicos" sejam utilizados apenas para impressionar e ocorre a banalização destas técnicas consideradas novas. Esquecemos de que estas, estão aqui para ajudarnos a elevar a cozinha ao máximo, e de que a técnica não deve estar acima da própria comida, senão perde-se o verdadeiro motivo de tudo.
O importante é sermos cozinheiros pensantes e não cientistas que cozinham.

1 comentario:

  1. Minha amiga é muito foooo....aaaa!!!! Que orgulho!!! E muitas saudades!!! Beijao grande!!!

    Melão!

    ResponderEliminar