lunes, 18 de mayo de 2009

Você é o que você come?


O que parece simples torna-se muito mais complexo do que imaginamos.
Gosto de comparar normalmente a Gastronomia à Música, Artes ou Moda .
Mas vamos falar de moda.
Apesar dela não ser tão íntima quanto a comida (afinal, você não come a roupa e não a interioriza), ela perfeitamente se encaixa com semelhantes à comida como necessidade, cultura e questões sociais. Devido a isto, ela será um modo de dizer aquilo que você é, afinal, você não é só o que você come, mas o que você veste. Por meio das vestimentas podemos vincular qual grupo a pessoa socializa e tudo que for considerado de valorização social e cultural.
O se “vestir bem” e o “comer ver” será muito relativo, e isto basicamente devido aos valores e meios de cada indivíduo serem diferentes. Por isso, as tendências da gastroonomia nem sempre são bem vistas e podem ser consideradas, muitas vezes, equivocadamente, de luxo. Por exemplo, é uma tendência priorizar o sabor do alimento, utilizar menos sal, gordura e açúcar. Mas isso não vai ser o “comer bem” de alguém que gosta e está acostumado com um contexto com muito sal e gordura, ou até mesmo pimenta, já que toda a sua contrução de gosto foi em torno disso, e esta irá relacionar emoções e significados com estes gostos.
Comer por status? Comer pelo meio? Comer por prazer? Os valores são tantosss, mas tantos!
É a mesma coisa que querer que alguém aprecie arte sem conhece-la.
Mas comer todo mundo sabe, não é mesmo? O que digo, é que “comer de acordo com as tendências” acaba sendo para poucos. E o “comer bem“, dependerá do ponto de vista do que é prioridade para você! Tendências nem sempre são a prioridade de gosto comum.
Resumindo, você não será só o que você come, mas como você come, com quem você come, onde você come, porque você come, como você come ou até mesmo o que não come.

2 comentarios:

  1. É. Cada pessoa é um caso. E algumas não estão nem aí para tudo isso. Algumas das que não estão nem aí estão sendo super guiadas pelas tendencias e sequer sabem. Tem quem se importa. Tem quem se importa e não consegue seguir nada.
    Por isso o universo é tão grande. Por isso existem gostos para tudo. Por isso as coisas mais ínfimas e as de mais grande importancia para o homem são encontráveis a olhos nus! É uma diversidade realmente impressionante.

    ResponderEliminar
  2. Psicologia gastronômica... Essa eu nunca tinha ouvido falar! hahaha E pra quem nao dá valor maior pra comida? qual o veredicto? :P

    ResponderEliminar