martes, 4 de mayo de 2010

Em Pelotas ou "en pelotas"?


Que o doce brasileiro é caracterizado por ser muito doce, todo mundo já sabe. É quase como a pimenta na comida mexicana.

Mas seria o doce de pelotas o mais doce do Brasil?

Me questiono quanto a quantidade de açúcar nos doces brasileiros e até mesmo nos portugueses (não falo de saúde aqui, vamos deixar esta de lado um pouco e falar de sabor).

Assim como o sal, o açúcar também pode saturar o paladar se utilizado em grande excesso, ou potencializar-lo se utilizados em quantidades "corretas". Portanto, aos apreciadores do sabor, não deveriamos rever o excesso de dulçor em certos doces e sobremesas brasileiros?

Ao mesmo tempo, penso contraditoriamente, se seria um doce feito com produtos brasileiros, porém menos doce, descaracterizado de ser brasileiro? Ou melhor, um "doce não tão doce" pode ser considerado pelotense?

1 comentario:

  1. Fantástico... em termos de construção de sabor estou contigo e não abro, Vavis... tudo bem que eu não sou muito chegada no "doce"... mas que é d+ é d+ as doses brasileiras de açúcar... em relação ao teu questionamento só tenho algo a declarar... tu és uma antropólogaaaaaaaa... além de nutricionista e restauranter... com experiência de campo... de campo (aquele que faz transpirar, cansar o corpo, esgotar o mental... longe do glamour daqueles que acham que chef se faz na academia descolada da realidade)... risos... me orgulho muitoooooooooooo.... muito mesmooooo...

    ResponderEliminar